Dólar R$ 5,00 +0,00%Euro R$ 5,60 +0,00%Libra R$ 6,61 +0,00%Yuan R$ 0,75 +0,00%Dólar Canadense R$ 3,51 +0,00%Peso Mexicano R$ 0,28 +0,00%Peso Chileno R$ 0,01 +0,00%Rublo Russo R$ 0,06 +0,00%Ibovespa 204.302,33 pts +9,64%S&P 500 7.801,77 pts +1,96%NASDAQ 27.538,69 pts +2,52%Dólar R$ 5,00 +0,00%Euro R$ 5,60 +0,00%Libra R$ 6,61 +0,00%Yuan R$ 0,75 +0,00%Dólar Canadense R$ 3,51 +0,00%Peso Mexicano R$ 0,28 +0,00%Peso Chileno R$ 0,01 +0,00%Rublo Russo R$ 0,06 +0,00%Ibovespa 204.302,33 pts +9,64%S&P 500 7.801,77 pts +1,96%NASDAQ 27.538,69 pts +2,52%

TST valida demissão de motorista por justa causa

Decisão do TST afeta motorista de Porto Alegre Um motorista de ônibus urbano teve sua demissão por justa causa validada pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho após recusar treinamento profissional. A corte máxima da Justiça do…

Atualizado em 14/09 14:03 5 min leitura 👁 23 visualizações [RS]

Compartilhe esta notícia

Ajude a levar a informação adiante.

0 compartilhamentos

Imagem da matéria: Motorista se recusa a fazer treinamento para ser cobrador e acaba demitido por justa causa

Decisão do TST afeta motorista de Porto Alegre

Um motorista de ônibus urbano teve sua demissão por justa causa validada pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho após recusar treinamento profissional. A corte máxima da Justiça do Trabalho considerou que a conduta do trabalhador configurou ato de indisciplina e insubordinação. O julgamento reformou a decisão anterior do tribunal regional que havia revertido a penalidade máxima aplicada pela empresa de transporte.

O caso envolve a empresa Transportes Coletivos Trevo, que atua no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O funcionário prestava serviços na companhia de transporte coletivo há vinte e cinco anos antes de receber a dispensa motivada. A recusa em participar da capacitação para dupla função motivou a aplicação da penalidade pela diretoria da empresa gaúcha.

A controvérsia jurídica teve início quando a concessionária de transporte público determinou que os condutores passassem por treinamento específico. O objetivo da capacitação era preparar os funcionários para exercer também a função de cobrador de passagens dentro dos veículos. A recusa do empregado em aceitar as novas diretrizes operacionais culminou no processo judicial que tramitou em diversas instâncias da Justiça do Trabalho.

O impasse contratual vivido pelo motorista gaúcho

Na ação trabalhista apresentada contra a empresa, o motorista alegou que não poderia ser obrigado a acumular as duas funções de forma simultânea. O profissional argumentou em sua petição inicial que foi dispensado unicamente por não concordar com o acúmulo de atribuições diárias. Ele também confirmou que se recusou a participar dos cursos exigidos e a receber o kit troco necessário para as cobranças.

O trabalhador sustentou perante os magistrados que a empresa não possuía autorização legal para alterar as condições de seu contrato de trabalho de forma unilateral. Segundo a defesa do empregado, a exigência violava as regras contratuais estabelecidas no momento de sua contratação inicial há mais de duas décadas. A recusa em portar o equipamento de cobrança foi um dos pontos centrais debatidos durante a instrução processual.

Por outro lado, a Transportes Coletivos Trevo defendeu a legalidade da medida adotada com base na legislação municipal vigente em Porto Alegre. A empresa explicou que o acúmulo de funções está diretamente relacionado a uma lei municipal que prevê a extinção gradual do cargo de cobrador. A companhia também informou aos juízes que o trabalhador já havia recebido uma suspensão anterior pelo mesmo comportamento indisciplinado.

A fundamentação jurídica sobre o motorista no TST

A ministra Morgana de Almeida, relatora do caso no Tribunal Superior do Trabalho, considerou válida a aplicação da justa causa ao motorista. Em sua decisão individual, a magistrada destacou que a recusa em cumprir a capacitação oferecida pela empresa configurou indisciplina grave. A relatora ressaltou que o poder diretivo do empregador permite a organização das atividades e a exigência de treinamentos de requalificação.

A relatora explicou em seu voto que a justa causa representa a punição mais severa prevista na Consolidação das Leis do Trabalho. Para a aplicação dessa penalidade, exige-se a comprovação inequívoca da gravidade da conduta do trabalhador, além de proporcionalidade e imediatidade. No caso analisado, a ministra constatou que todos esses requisitos legais estavam plenamente preenchidos pela conduta reiterada do funcionário.

O histórico funcional do empregado demonstrou que ele já havia recebido uma suspensão disciplinar de três dias antes da demissão definitiva. Essa punição anterior ocorreu justamente pela mesma conduta de recusa em participar dos treinamentos da empresa de ônibus. A reiteração do comportamento insubordinado após a aplicação de sanção pedagógica anterior justificou a aplicação da demissão motivada pela companhia de transporte.

O julgamento do recurso do motorista na corte

Anteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região havia afastado a justa causa e convertido a dispensa em demissão imotivada. O tribunal regional sediado no Rio Grande do Sul considerou que a punição aplicada pela empresa foi excessiva para a situação. Os desembargadores estaduais levaram em consideração o longo período de trabalho do motorista sem histórico de punições graves anteriores.

Contudo, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reformou o entendimento regional e restabeleceu a justa causa de forma unânime. Os ministros da corte superior entenderam que a recusa reiterada em se capacitar inviabiliza a manutenção do vínculo de emprego. A decisão colegiada reforça a jurisprudência sobre o poder de direção do empregador na modernização dos serviços de transporte público.

Com o julgamento definitivo no Tribunal Superior do Trabalho, a rescisão contratual por justa causa do motorista foi mantida sem direito às verbas indenizatórias típicas da dispensa comum. O desfecho do processo serve como importante precedente para o setor de transporte coletivo que passa por reestruturação tecnológica e funcional. A decisão final consolida o entendimento sobre os limites da recusa do empregado diante de mudanças estruturais na empresa.

Veja também

Avaliação

Ainda não há nota da redação para esta matéria.

Entre os leitores

0,0 · 0 votos

Quanto você avalia esta matéria?

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe um comentário

Ao utilizar este site e cadastrar seu e-mail nos comentários, você concorda com nossos Termos e com o recebimento de e-mails promocionais e ofertas.